Páginas

Saúde real ou beleza ideal?


Embora ninguém discorde de que “beleza é fundamental”, a maior parte das pessoas preocupa-se mais com ela que com o bem-estar do próprio corpo e espírito
Por Gabriela Mendes
Atualmente a beleza é algo que podemos comprar sem sair de casa. Ao atendermos ao telefone ou ligarmos a televisão muitas vezes nos deparamos com ofertas de tratamentos estéticos que até parecem milagrosos, que dizem mudar a aparência sem esforços.
A publicidade vinculada à moda e à indústria de cosméticos associou corpo magro, beleza e juventude à ideia de sucesso pessoal e até profissional. Essa fórmula mostrou-se eficiente e hoje, especialmente as mulheres, têm mudando radicalmente sua aparência. Com freqüência também há casos de pessoas que perdem a vida ou ficam com seqüelas, como é o caso da jornalista Lanusse Martins, de 27 anos, que morreu em janeiro de 2010, devido a uma lipoaspiração que não deu certo.
 Em Lima Duarte, uma jovem de 15 anos, que não quis se identificar, disse "o desejo de ser bonita só não se realizará se eu não quiser”, ao ser perguntada sobre a divulgação da mídia a respeito da beleza. Se uma garota dessa idade já diz isso como se a busca pela beleza fosse fundamental para sua vida, imaginamos que outros se sintam discriminados por não terem as medidas impostas pela sociedade e pela mídia.
Segundo Rubens Penteado, médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma das maiores preocupações dos cirurgiões é explicar à sociedade que o sucesso de uma cirurgia plástica também envolve a escolha de um profissional gabaritado. “Dados do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) revelam que cerca de 97% dos médicos que respondem a processos ético-profissionais relacionados a cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não possuem título de especialista na área”, diz Penteado.
“A cirurgia plástica não pode ser oferecida como uma vantagem, uma bagatela, um grande negócio. Ela é uma cirurgia como outra qualquer, com todos os riscos envolvidos. Você escolheria, num quiosque de shopping, um cirurgião cardiovascular para operar seu coração? Você aceitaria ganhar numa promoção um transplante de órgãos que você necessita muito? Certamente, não. O pensamento em relação à cirurgia dede ser o mesmo, mas não é”, conclui o médico.
Mesmo realizando um procedimento estético com sucesso, algumas pessoas continuam sentindo-se insatisfeitas, ansiosas ou entristecidas. Isto mostra que a mudança na aparência não é garantia de felicidade. É importante que esse processo venha acompanhado do bem-estar físico e mental, além do desenvolvimento interior. Assim, a pessoa será capaz de ostentar uma satisfação interior que se refletirá na maneira como se comporta e se apresenta ao mundo.
Hoje em dia a beleza pode até interferir bastante na vida do ser humano, mas cuidados adequados, como praticar exercícios físicos e seguir dietas balanceadas – sempre com orientação de um médico ou um profissional capacitado – são fundamentais para a beleza e a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário