Páginas

Jovens Jornalistas visitam a TV Panorama e o JF Hoje



Divertida, a visita também trouxe muito aprendizado
        
    Por Yolanda Esteves
            Em nove de novembro nós Jovens Jornalistas tivemos a oportunidade de conhecer o JF Hoje e a TV Panorama, afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora. Quem conduziu nossa visita foi o responsável pelos recursos humanos, Marcelo Reis Pereira. Ele nos apresentou todo o prédio e mostrou desde a área comercial até os estúdios de gravação.
            Neste dia, conhecemos também o operador que controla toda a programação e a publicidade da TV, mantendo a sincronia com a transmissão nacional que deve ir ao ar, ao mesmo tempo, em todo o Brasil. “Esse é um serviço que exige muita atenção”, constataram os Jovens Jornalistas.
            Além disso, a TV monitora a programação da concorrência, o sinal local e de outras regiões. “Temos um compromisso muito forte de nos aproximarmos cada vez mais da comunidade, de servir a ela, valorizar o que é regional, levar entretenimento, notícias e ação social”, explica Alexandre Soares, gerente de programação.
            Sérgio Rodrigues, apresentador do MGTV, nos mostrou ainda a sala de controle e falou sobre o curso de jornalismo. “Os alunos, nesse curso, aprendem a se apresentar na TV, rádio e outros. E aqui na TV temos, além disso, uma fonoaudióloga que nos orienta semanalmente sobre as técnicas de fala”, comentou ele.
            O estúdio de gravação foi uma das partes mais legais da visita. Lá pudemos usar o teleprompter (câmera que filma o apresentador e passa o texto que ele deve falar). Eu, Yolanda, tive a oportunidade de usá-lo e “re-apresentar” para nosso grupo o MGTV Primeira Edição – que já havia sido exibido no dia – e adorei! Foi ótimo, pudemos nos ver ali no jornal e no estúdio que assistimos pela TV.

            JF Hoje - O jornal tem sua sede no mesmo prédio da TV Panorama. Ele era impresso e em 31 de outubro passou a funcionar apenas no site, que sofreu algumas modificações. “Agora as pessoas acessam todas as matérias on-line, temos galerias de fotos, postamos vídeos e podemos receber comentários, o que é o mais importante, essa comunicação direta com quem lê”, disse Lícia Forjado, repórter.
            Thiago Stephan, jornalista, nos explicou todo o processo de produção e publicação das matérias e nos contou um pouquinho de sua rotina. “A apuração é uma das partes mais importantes. Devemos ouvir fontes com opiniões diversas e conseguir o máximo de informações possíveis, pois escrever um texto com poucos dados é muito difícil e pode gerar equívocos. Gosto muito de ir para a rua e investigar o que está acontecendo de importante”, comentou ele. Thiago também fez uma matéria sobre a nossa visita, confira no link: http://www.jfhoje.com.br/2010/11/10/jf-hoje-recebe-a-visita-de-alunos-do-instituto-candeia-de-cidadania!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário