Páginas

Lima Duarte terá nova opção de acesso à internet


Nossa cidade já recebeu os equipamentos necessários para o Telecentro
e aguarda local adequado para seu funcionamento
Por Thiago Duarte
Internet, “um mundo” recém descoberto que abre inúmeras possibilidades àqueles que podem acessá-la: falar com pessoas de diversas partes do mundo, conversar em tempo real, pesquisar documentos, trocar mensagens, executar trabalhos em menor tempo, além de ser uma opção de entretenimento. No Brasil, essa rede conta com o Telecentro: espaço comunitário criado pelo Governo Federal onde é possível ter acesso à internet gratuitamente. De acordo com o Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID) são 6085 telecentros cadastrados em 50% das cidades do país (http://www.onid.org.br/portal/). Sendo que Lima Duarte está prestes a ter também o seu Telecentro.
Segundo Bruno Fuser, professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na América Latina e no Caribe 23% das pessoas têm acesso à internet, enquanto nos Estados Unidos e Europa 67% da população tem esse direito. “Dentro de cada país a situação também é de extrema desigualdade: no Brasil, 89% das pessoas da classe A acessam a internet, mas 61% dos brasileiros jamais entraram na rede, e esse percentual sobe para 87% quando se trata das classes D e E”, explica Fuser em artigo publicado pela revista Observatório Itaú Cultural, número nove, de janeiro a abril de 2010, que pode ser baixada gratuitamente pela internet através do endereço <http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2798>.
Além da internet possibilitar o acesso a um “outro mundo” sua importância está em ser um meio de comunicação onde as pessoas podem produzir e publicar conteúdos. É diferente da televisão, do rádio ou mesmo do jornal impresso e do livro, onde as pessoas – na maioria das vezes – consomem conteúdos, tendo uma atuação mais passiva.
Em Lima Duarte, o acesso ainda é mais fácil na região central. Em áreas mais distantes ou rurais, existe pouca ou nenhuma opção. Muitos também não sabem lidar com essa tecnologia, ou quando sabem o acesso fica restrito às lan houses, a algumas escolas que têm laboratório de informática e a pessoas que podem ter internet em casa. O CAC (Centro de Atenção ao Cidadão) também é uma opção. O Centro funciona na Câmara dos Vereadores e lá as pessoas podem acessar gratuitamente a internet durante 30 minutos, de 15 em 15 dias.
 “O telecentro é um espaço público onde serão realizadas atividades com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas”, explica a Secretária de Assistência Social, Amanda Campos Paula. Segundo ela, o Governo Federal já repassou para a cidade todos os equipamentos necessários para sua instalação, porém a Prefeitura ainda não encontrou um local adequado, que atenda às normas exigidas e que seja de fácil acesso à comunidade de Lima Duarte. Ainda não há prazo para sua entrega, mas já esperamos ansiosamente por esse momento!

Um comentário:

  1. "O CAC (Centro de Atenção ao Cidadão) também é uma opção. O Centro funciona na Câmara dos Vereadores e lá as pessoas podem acessar gratuitamente a internet durante 30 minutos, de 15 em 15 dias."

    Antes 1 hora de internet de mês em mês do que que 30 min. de 15 em 15 dias. Seja lá o que você tiver que fazer, em 30 min. ficará mal feito ou inacabado.
    Gastar dinheiro na lan seria mais vantagem...

    ResponderExcluir