Páginas

A importância da leitura para a vida

Vital para a formação do homem, com a leitura é possível viajar pelo mundo
Por Débora Delgado, Elisa Almeida e Yolanda Esteves

            Entrevistamos a professora de língua portuguesa e bibliotecária, Rosemeria Alves de Paula Moreira, para conhecer mais sobre a importância da leitura, além de algumas curiosidades. Confira abaixo:
Jovens Jornalistas: Qual é a importância da leitura? E o que ela pode trazer para uma pessoa?
Rosemeria: Com a leitura, o homem conversa com o próprio homem. Acredito que a leitura seja vital na formação de um indivíduo, pois ela traz consigo o “mundo”. A pessoa que lê tem mais facilidade até para conversar com as outras, uma vez que tem mais argumentos, é um indivíduo crítico, “antenado”, possui uma boa ortografia, expõe melhor suas ideias e é capaz de interagir com o outro e respeitar opiniões diferentes da sua.

JJ: Um dos motivos das crianças e adolescentes não lerem muito é porque os pais também não têm o hábito de ler. Como desenvolver esse hábito tanto nos pais como nos filhos?
R: A criança, por ser um indivíduo ainda em formação, copia aquilo que vê. Se os pais forem leitores, provavelmente os filhos o serão. Uma sugestão que tem funcionado em casa é deixar livros, revistas ou qualquer outro material de leitura de interesse da família em lugares estratégicos como no banheiro, dentre outros.

JJ: Você acha que agora com os livros digitais as pessoas podem se interessar mais pela leitura do que antes?
R: Acredito que não, pois o interesse pela leitura não tem muito haver com o atual interesse dos jovens pelo mundo digitalizado. A pessoa que lê poderá buscar nos livros digitais mais uma opção – apesar de muitos alegarem que não é a mesma coisa, no entanto, quem não tem esse hábito não se fará leitor só porque os livros estarão numa tela. Acho que continuarão a utilizar apenas o que já estão acostumados, ou seja, as redes sociais.

JJ: Em sua opinião, por que a maioria dos jovens que lêem, gostam mais de livros de ficção e principalmente estrangeiros?
R: A leitura como tudo hoje em dia está em “web”, ou seja, na rede e os jovens acabam lendo o que foi indicado por outros jovens. Percebemos que os livros mais recomendados são normalmente estrangeiros, como a saga Crepúsculo. No entanto percebo, enquanto professora, que alguns alunos ainda se interessam por autores brasileiros. Quanto à ficção penso que o interesse é pelo irreal, o que não é possível, o misterioso, elementos bem comuns à saga referida.
Rosemeria indica o livro que está lendo: Como viver eternamente.
JJ: Uma mensagem...
R: Jovens, leiam, descubram o prazer que essa atividade proporciona e não se esqueçam: é preciso dar oportunidade para que esse gosto se desabroche em você. Para isso é necessário plantá-lo. Com certeza você colherá bons frutos. Comece agora, dê uma chance para aquele livro esquecido na sua estante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário